PUBLICAÇÕES

PESQUISAS E TRABALHOS DOS INTEGRANTES DO GRUPO:

"Teses e dissertações brasileiras sobre Cartografia Escolar no período 2011-2020" 

A Cartografia Escolar no Brasil tem se constituído por meio da relação entre Cartografia, Educação e Geografia. As teorias da aprendizagem e os métodos de ensino e questões do currículo e da formação de professores são frequentemente debatidos nesse campo. Buscando contribuir com esse debate, tem-se o objetivo de produzir um inventário da produção brasileira no nível da pós-graduação em cartografia escolar no período de 2011-2020 por meio de uma análise documental, apresentando o estado da arte da produção acadêmica desse campo de pesquisa. Procura-se conhecer quantas pesquisas sobre cartografia escolar em nível de pós-graduação foram realizadas e em quais instituições, busca-se identificar as áreas de conhecimentos nos quais estão inseridas essas pesquisas e reconhecer os aportes teórico-metodológicos, os temas e segmentos da Educação Básica que são abordados nas investigações. O inventário referente a produção será organizado de acordo com as categorias: a) representação do espaço; b) metodologia de ensino; c) tecnologias e produção de materiais didáticos cartográficos; d) formação de professores e currículo. A partir da delimitação do corpus documental, concluiu-se que esse campo de pesquisa têm se consolidado cada vez mais na produção acadêmica brasileira, abordando diversos temas, direcionando seus estudos para diferentes segmentos educacionais, com destaque para o ensino fundamental; e utilizando diferentes abordagens teórico-metodológicas. Além disso, têm se caracterizado por ser interdisciplinar, por ser abordada em diferentes áreas do conhecimento. Por fim, constatou-se que as Universidades que mais produzem e publicam pesquisas sobre cartografia escolar no Brasil são: USP, UNESP e UFG.

SILVA, L.; JULIASZ, P. O estado da arte da Cartografia Escolar: um estudo sobre teses e dissertações no período de 2011 – 2020. Metodologias e Aprendizado [S. l.], v. 6, p. 46–63, 2023. DOI: 10.21166/metapre.v6i.3248. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3248. Acesso em: 19 mar. 2025

 

"O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO"

O presente artigo tem como objetivo resgatar o conceito de território usado (Santos, 1994; Santos e Silveira, 2001) para analisar a área denominada como entorno construída a partir da escola como centralidade e que possibilita uma nova escala de análise para o planejamento de políticas públicas voltadas aos estudantes adolescentes. Demonstrando assim, a falta de articulação entre o planejamento das políticas públicas e o entorno da escola o que fragiliza a formação cultural, humana e cognitiva dos adolescentes. Desse modo a escala de ação não acontece no nível do território do entorno, onde os agentes se deslocam e constroem relações dentro de suas rotinas, mas parte dos agentes externos retirando dos adolescentes e de toda a comunidade escolar o direito de construir políticas a partir de uma ação participativa e realmente capaz de transformar o território a partir de suas potencialidades.  

BRAGA, Mariane Marcia Barros; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 89, p. 01–14, 2022. DOI: 10.14393/RCG238959835. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/59835. Acesso em: 19 mar. 2025.

 

"PHYSICAL-NATURAL THEMES AND THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY: ELABORATION OF A DIDACTIC MATERIAL FROM A DIALOGUE WITH GEOGRAPHY TEACHERS"

The soil is frequently portrayed as a product of the interaction between other natural phenomena, as an available resource or merely as the ground on which the society is structured. In opposition to this utilitarian view, the totalizing and humanizing concept of Living Soil regards the soil as a living and complex organism governed by dynamic balances. From the perspective of the Living Soil and the Historical-Critical Pedagogy and through the use of Ana Primavesi’s stories, the objective of the present study was to elaborate and analyze a didactic material about the study of soils in geography. The research was developed following a qualitative approach grounded in the dialectical analysis of the data and was carried out with the participation of geography teachers from basic education aiming at establishing relations between the school routine, the research and the produced material. The results indicate that the didactic material and the stories selected can contribute for the development of physical-natural themes in geography, especially the concept of Living Soil, in association with human actions. The Historical-Critical Pedagogy allowed us to systematize the central problematization of Soil Education: the relation between Society and Nature

PEREIRA, E. V. ; JULIASZ, PAULA CRISTIANE STRINA . Physical -natural themes and the historical-critical pedagogy: elaboration of a didactic material from a dialogue with Geography teachers. International Journal Semiarid, v. 5, p. 213-327, 2022.

 

"A formação de professores na revista Em Aberto de 1981 a 2020"

Artigo de revisão sobre “formação de professores”, a partir de pesquisa bibliográfica no acervo digital na revista Em Aberto, no período de 1981 a 2020. Foram identificados oito números temáticos, contendo 45 artigos e, em números que trataram de outros temas, 44, totalizando 89 textos. A análise dos números dedicados à formação de professores permitiu identificar três tendências de abordagem: formação, identidade e profissionalização docente; políticas de formação de professores; e formação de professores em/para contextos diversos. No conjunto de artigos, destaca-se a mudança da nomenclatura: de preparação de recursos humanos para a educação passando para formação de profissionais da educação ou simplesmente formação de professores. Os textos analisados representam uma amostra do debate sobre qualificação profissional, em interface com questões sobre carreira, salário e organização política docente, evidenciando o amadurecimento do próprio campo da Educação nos últimos 40 anos.

FERNANDES, N. A. M. ; BARBOSA, M. V.GONÇALVES, A. R. . A formação de professores na revista Em Aberto de 1981 a 2020. EM ABERTO, v. 35, p. 45-62, 2022. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5096

 

"Mapeamento e análise de áreas verdes urbanas em Paulínia (SP): estudo com a aplicação de geotecnologias"

As geotecnologias constituem um importante instrumental de auxílio aos estudos relacionados às áreas verdes urbanas, pois permitem o tratamento da informação espacial relacionada a estas áreas e suas especificidades de forma ágil e precisa. Este trabalho teve como objetivo o mapeamento e análise da disponibilidade de áreas verdes urbanas no município de Paulínia (SP) por meio da utilização das geotecnologias, a fim de subsidiar políticas públicas para o município. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para o mapeamento e análise da configuração espacial das áreas verdes urbanas do município. O mapeamento de tais áreas permitiu constatar que sua distribuição se dá de forma heterogênea, e que em sua grande maioria se apresentam na forma de pequenos fragmentos de vegetação arbórea remanescente. Os resultados indicam que o município tem apresentado uma acentuada redução da vegetação natural e, como consequência, possui uma redução das áreas verdes na área urbana.

CAPORUSSO, D.BARGOS, D.C ; MATIAS, L.F . Mapeamento e análise de áreas verdes urbanas em Paulínia (SP): estudo com a aplicação de geotecnologias. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE), v. 24, p. 143-156, 2012.