MATERIAIS COMPLEMENTARES

LIVROS:

Processos socioespaciais: linguagens, culturas e poder


Se toda sociedade produz sua história, ela também produz sua geografia. A rigor, a história só se realiza mediante a uma geografia correspondente. Essa afirmação nos põe diante de uma relação essencial, que não só aponta para a condição da realização da história, mas também destaca a complementaridade entre a sociedade e a geografia produzida por essa. Trata-se de uma relação processual que muitas vezes é anunciada como processos socioespaciais, título do presente volume. O conjunto de trabalhos que compõem essa obra estrutura-se sobre os seguintes eixos: ensino, currículo e linguagens; cartografia; território, conflito e fronteiras; território e cultura. Frente a esse mosaico de temas, fica a certeza da vitalidade dos temas pesquisados no âmbito da ciência geográfica.


Clique aqui para baixar:


 

Geografia: ensino e formação de professores


Esse livro aproxima os debates da Pedagogia com a Geografia, com o pensamento geográfico e a formação de professores e procura colocar-se como um elemento mediador de processo de ensino e aprendizagem na formação de professores de Geografia e de Pedagogos, construindo reflexões que fortaleçam uma perspectiva libertadora de ensino e, por sua vez, de formação docente.

Clique aqui para baixar:


Geografia: ensino e formação de professores

 

Espaço e tempo na educação infantil 


Desenvolver o raciocínio espacial em crianças de educação infantil é possível e desejável. Este livro mostra como isso pode ser feito, de forma clara e inovadora, por meio da linguagem cartográfica. Exercícios e experiências efetivamente ocorridos dentro da sala de aula, tendo como pano de fundo histórias infantis, mostram que as crianças desenvolvem a capacidade de entender conceitos de espaço e tempo em seu convívio com o mundo. A obra é direcionada, principalmente, para professores da educação infantil, mas também pode ser um excelente instrumento para pesquisadores da área da Geografia escolar.

Clique aqui para adquirir


Espaço e tempo na educação infantil

Representações espaciais na educação infantil

Como as crianças criam e imaginam os espaços em suas representações? Como pensam os elementos constituintes do espaço? Qual o papel do desenho nesse processo? Esta obra aborda a representação espacial, explorando a relação entre memória, desenvolvimento infantil e práticas pedagógicas.
Como o pensamento espaço temporal se inicia na infância, a escola precisa, logo em seus primeiros anos, elaborar práticas que estimulem a gênese da representação espacial. Este livro destina-se principalmente a professores de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.

Clique aqui para adquirir

 Representações espaciais na educação infantil